segunda-feira, 11 de julho de 2011

RELATÓRIO SEMESTRAL - PROGRAMA CARÁTER CONTA

RELATÓRIO DO PROGRAMA: “O CARÁTE CONTA”/2011
1º Semestre
Ao longo deste semestre foi possível desenvolver leituras, discussões e atividades junto aos educandos visando desenvolver um novo pensar em relação aos “eu comigo” , “eu com o outro” e ao “eu na sociedade”, tendo como base os pilares do Programa “O Caráter Conta”, um programa implantado na escola, visto ter observado ao longo de um período, muitos problemas no que tange a violência, a falta de ética dentre outros e que em conseqüência, reflete diretamente no contexto escolar.
Assim, este programa ao ser desenvolvido, propõe ao alunado, conhecer os pilares do caráter; desenvolver um novo pensar e agir acerca da sociedade em que vivemos. Visa resgata valores “perdidos” pela sociedade, como o zelo, o respeito, a responsabilidade, a sinceridade, a cidadania, o senso de justiça e a ética, dentre outros, bem como valorizar os conceitos adquiridos ao longo de sua existência humana.
Então, frente a essas propostas, foi trabalhado junto à turma do 4º ano “B’ e “D” os seguintes textos que serviram como norte de trabalho e discussão: A fábula do Porco-espinho (Respeito e Zelo); 2011 será um sucesso se... (Zelo, Respeito, Cidadania...); A cigarra e a formiga (Respeito, Zelo, Responsabilidade, Senso de Justiça); O lenhador e a raposa (Respeito, Zelo, Senso de Justiça); O sapo e o boi (Zelo, Responsabilidade e Respeito); Hino da Campanha da Fraternidade 2011 (Zelo, Cidadania, Responsabilidade, Sinceridade, Senso de Justiça, Respeito); A águia e a coruja (Respeito e Zelo); Mãe “ajuda” filho bombeiro com incêndio (Zelo, Respeito, Senso de Justiça, Sinceridade e Responsabilidade); Cacoal na luta pela vida (Zelo, Respeito, Senso de Justiça, Sinceridade e Responsabilidade) e Televisão: quem controla quem? (Responsabilidade, Senso de Justiça, Respeito, Zelo). Além do que, a própria direção escolar também tem se atentado a essa questão no que tange ao bulling e ao cuidado com o meio ambiente promovendo palestras por meio de convidados aos alunos como um todo.
Vale ressaltar que este programa demonstra uma preocupação em formar cidadãos compromissados em fazer o que é certo, com consciência do que é certo e competência para tomar decisões éticas e conquistar o sucesso sem agredir a integridade física e moral própria, bem como a do outro. E, enquanto educador somos “vidraças”, por isso, exige-se maior comprometimento, por servirmos de modelo ético e moral aos nossos educando, por meio do exemplo, da conduta exercida ao longo do trabalho realizado.
Para tanto, precisa-se acreditar na educação para o caráter, acreditar na proposta e na metodologia do Programa "O Caráter Conta!", como uma poderosa força moral na construção de uma cultura para a paz.
Profª. Sonia Maria da Silva

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