sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FOTOS DA EXPOSIÇÃO DA I MOSTRA CULTURAL








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I MOSTRA CULTURAL ESCOLA PROF. AGUSTINHO GOES DE OLIVEIRA

I MOSTRA CULTURAL
TEMA GERAL: “DE OLHO NO PRESENTE, PROJETANDO O FUTURO”
Projeto Meio Ambiente
TEMA: AS RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA

I - IDENTIFICAÇÃO:
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof. Agustinho Goes de Oliveira.
Professoras: Sonia Maria da Silva e Rosangela Machado
4º Ano- Ensino Fundamental. (A, B, C e D)
Duração aproximada: 10 dias. (Porém, ações contínuas em sala)
II- JUSTIFICATIVA DO PROJETO
A Secretaria Municipal de Educação de Cacoal/RO por meio de seus gestores tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o alunado está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Diante disso, em comum acordo com a equipe gestora da Escola Prof. Agustinho Goes de Oliveira procura juntamente com seus educadores e educandos desenvolver ações que os tornem cidadãos pautados em valores éticos ao que se refere à humanização, ao cuidado e ao zelo pela nossa casa, o Planeta Terra.
Assim, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra em função da preocupação com a degradação do planeta uma vez que esta ocupa atenção da sociedade local e mundial. No entanto, Sabe-se que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil; devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes em nosso cotidiano e, porque não começar com pequenos atos em nossas casas e escolas. Sendo assim, quando se fala em Educação Ambiental observa-se que é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem ou outro, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cercam. Ela será o elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente. Segundo Oliveira, as pessoas cuidam do meio ambiente por duas razões apenas: por amor ou por temor. Vale dizer que algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonito, independente para ela servir para alguma coisa, ou seja, elas conservam por razões puramente afetivas. Outras, conservam porque já ouviram falar no desequilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, porque a poluição gera doenças dentre tantos outros males. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores. (OLIVEIRA, 1990, p.18)
Neste contexto, percebe-se que a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, é preciso desenvolver o respeito. A cidadania tem fator fundamental para conscientização deste contexto global. Percebe-se que não é por falta de conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar, queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Vale lembra que não adianta um aluno tirar nota dez nas atividades escolares à ele propostas se o mesmo continuar atirando lixo nas ruas, pescar peixes fêmeas prontas para reproduzir, desperdiçar água e energia elétrica, desmatar ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem. Há a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo, assim, o futuro da humanidade. Logo, precisamos desenvolver a valorização da vida, espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores, esquecemos disto. Enfim, são pequenos atos que darão início a grandes transformações que devem ser assumidos por TODOS. Salvar o planeta Terra é dever de Todos.
III- OBJETIVO GERAL: Implantar a educação ambiental, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Reconhecer a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo a fim de reaproveitá-lo;
 Perceber a necessidade de uma nova postura frente ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida;
 Identificar as formas de utilização dos recursos naturais durante o tempo a fim de compreender a interação do homem com a natureza.
V - METODOLOGIA:
Este projeto será trabalhado de forma interdisciplinar possibilitando atividades práticas e vivências pessoais no meio em que os alunos estão inseridos, por meio de diversas atividades, entre elas reflexões a partir de situações do cotidiano, leitura e interpretação de textos, entrevistas, análise de entrevista, elaboração de murais, slides, construção de tabelas (Mat), Interpretação de situações problemas, produção de texto e resumos bem como a exposição de trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar.
SEGUE A ORDEM DOS TRABALHOS:
DIA: 05/09/2011 – SEGUNDA – FEIRA
L. Portuguesa
 Leitura e discussão – Texto: Porque somos uma sociedade insustentável
Para casa:
Entrevista para o dia 06/09/11
Observação: A entrevista será realizadas na família do aluno.
DIA: 08/09/2011 – QUINTA – FEIRA
Matemática
 Tabulação dos dados colhidos nas entrevistas;
 Construção de um gráfico envolvendo os dados coletados nas entrevistas;
 Debate sobre as informações coletadas;
 Reprodução do gráfico em um cartaz para expor no dia da Mostra Cultural.
L. Portuguesa
 Apresentação do vídeo “CARTA AO INQUILINO”
 Debate sobre o slide focando a necessidade da preservação do Planeta Terra, a nossa casa.
Para casa:
 Produção e ilustração do slide “CARTA AO INQUILINO” - AS RELAÇÕES SOCIEDADE E NATUREZA
DIA: 09/09/2011 – SEXTA – FEIRA
L. Portuguesa/ Matemática
 Leitura e discussão das principais idéias.
 Leitura e interpretação de problema.
DIA 12/09/11 – SEGUNDA- FEIRA
L. Portuguesa / Matemática
 Correção das atividades propostas.
 Leitura do texto “Tipos de Lixo” e conversa sobre o lixo produzido, os tipos de lixo existentes e a importância de sua separação para o reaproveitamento (reciclagem).
 Produção de desenhos e cartazes sobre a preservação ambiental.
(4º a e C) – (livre ou reeleitura)
 Produção de desenhos e cartazes sobre a degradação ambiental.
(4º B e D) - (livre ou reeleitura)
DIAS 14 /09/11 – QUARTA-FEIRA e 15 /09/11 – QUINTA-FEIRA
 Preparação da sala para a Mostra Cultural
1. Construção dos murais com os trabalhos produzidos., como cartazes, painéis, e o cenário representando o tema abordado em cada sala;
 Exposição dos trabalhos para a comunidades escolar.

AUTO-AVALIAÇÃO: Os alunos farão um relatório sobre o que aprenderam ao longo da execução do projeto.
AVALIAÇÃO: Serão considerados atingidos os objetivos ao observar interesse por parte do alunado ao realizar as atividades propostas bem como a mudança de postura dos mesmos frente as questões do meio ambiente, além de demonstrarem conhecimento acerca dos temas abordados no projeto por meio da auto-avalição e o registro do acompanhamento das demais atividades por meio do portfólio desenvolvido ao longo deste. *(preparar uma pasta com capa para cada aluno)O:
05/09/ 11/ SEGUNDA-FEIRA
Porque somos uma sociedade insustentável
O conhecimento humano permitiu a invenção do computador, esta moderna ferramenta que nos introduziu na era da informática. Graças ao computador, existe a internet, a rede mundial (web) que permite a comunicação entre pessoas de qualquer país do mundo. É a comunicação virtual, facilitada por satélites artificiais que estão na órbita da terra. Enfim, a cada dia, algo é inventado.
Tudo isso é resultado da ciência e da tecnologia, com a finalidade de modificar e melhorar os modos de vida dos grupos sociais. Entretanto, essa finalidade, às vezes, é desviada de seus objetivos. Perde sua natureza solidária, cooperativa e humanitária quando está a serviço da competição e da concorrência desleal, da ganância e do enriquecimento a qualquer custo. Muitas das necessidades criadas são supérfluas, ou seja, são bem descartáveis, desnecessários à manutenção da vida. E ainda podem ser prejudicais à saúde dos seres vivos e podem poluir a nossa ¨casa¨ - o planeta Terra.
Sobretudo nos últimos 200 anos, a ciência e a tecnologia passaram a ser utilizadas como meio de promover a acumulação de riquezas de uma minoria. O trabalho mal pago, o desemprego e o subemprego fazem com que grande parte dos seres humanos - com renda média per capita de menos de 2 dólares por dia – viva com muitas dificuldades para morar, para se alimentar, para criar os filhos, para ter uma saúde...
Assim, nome do progresso e do desenvolvimento para a manutenção do estilo de vida de uma minoria, os recursos da natureza vêm sendo destruídos ou dilapidados. Poluição de todo o tipo toma conta do ar, das águas e do solo. As florestas estão sendo derrubadas. Os ecossistemas estão sendo desagregados. Um exemplo disso é a destruição do ambiente das algas marinhas, responsáveis pela troca do gás carbônico em oxigênio, que nos mantém vivos. Enfim, a uma qualidade enorme de agressões à natureza, que já começou a dar sinais de exaustão, de esgotamento. Nós não somos sustentáveis. Estamos tirando da natureza mais do que ela pode nos oferecer ou repor. Desse modo do que será das novas gerações?
Porque é importante uma sociedade sustentável?
(causa para se ter uma sociedade sustentável)
Porque uma sociedade insustentável:
• Tem uma relação de domínio sobre a natureza;
• A natureza é um recurso a ser explorado;
• Tem idéia de que os recursos naturais são infinitos, inesgotáveis;
• Tem total descontrole da poluição;
• Visa uma produção em grande escala, visando a um consumo desenfreado e de produtos supérfluos;
• Vivem em total desigualdade social e econômica;
• Visa a redução de emprego;
• Existe muito sem-teto, muita fome, falta de saneamento básico, doenças;
• Procuram suas soluções baseadas nas tecnologias avançadas e no consumismo.
Então o que é uma comunidade sustentável?
Uma comunidade sustentável vive em harmonia com seu meio ambiente e não causa danos a meios ambientes distantes ou a outras comunidades – agora ou no futuro. A qualidade de vida e os interesses das futuras gerações são mais valorizados do que o crescimento econômico ou o consumo imediato.
Podemos dizer que uma comunidade sustentável é aquela que (características de uma sociedade sustentável):
• Respeita o modo de vida das comunidades tradicionais;
• Valoriza a natureza do lugar;
• Tem sob seu controle qualquer tipo de poluição;
• Não desperdiça recursos naturais e financeiros;
• Valoriza todo tipo de trabalho;
• Cuida da alimentação, moradia, saúde e saneamento básico;
• Protege o patrimônio natural e cultural;
• Cria oportunidades de trabalho e estimula o empreendedorismo;
• Investe recursos locais no atendimento ás necessidade;
• Faz escolhas visando o bem comum;
• Faz coleta seletiva de lixo e recicla materiais;
• Consomem energia de fontes renováveis e não poluentes;
• Cria envolvimento dos jovens com serviços comunitários.
No entanto, para a construção de uma cidade sustentável, o poder público precisa contar com a colaboração dos empreendedores locais e com a iniciativa popular, propondo programas e projetos de desenvolvimento urbano do interesse da comunidade. Isso é o que vem sendo entendido por gestão demográfica da cidade. Onde todos participam ativamente na construção de uma sociedade que atenda aos interesses e necessidades de todos os cidadãos.
Fonte: BUENO, Miriam Rezende. Geografia: 5º Ano/ 4ª série Ensino fundamental: livro 2/ - Belo Horizonte: Editora e Distribuidora Educacional, 2007.
Agora faça um colorido atentando-se ao que foi discutido sobre a insustentabilidade do Planeta Terra

Para casa:
ENTREVISTA
Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental
Prof. Agustinho Goes de Oliveira
Há sempre mudanças que podemos introduzir no nosso modo de vida que poderão ajudar a proteger o Planeta Terra. Após analisar sua casa a sua família procure responder a este questionário.
 Circule as opções corretas frente a sua posição.
1. Você ou alguém da tua família recolhe alguns destes materiais para reciclagem?

a) jornais
b) latas
c) vidro
d) plástico
e) roupa
2. Que sacos usam para ir às compras?
a) de pano / cesto
b) de plástico que levas de casa
c) de plástico fornecido pela loja
3. Quando és o último a sair de uma sala deixas a luz acesa?
a) sempre
b) às vezes
c) nunca
4. Quando você se desloca a pequenas distâncias?
a) vais a pé ou de bicicleta.
b) pedes que te levem de automóvel.
c) vais de transporte público.
5. Como é o quintal de sua casa?
a) Possui muitas arvores.
b) Não tem árvore.
c) Tem muita calçada e pouca árvore.
7. Quanto tempo levas no banho?
a) até 5 min.
b) até 10 min.
c) mais que 10 min.
LEMBRE-SE CUIDAR DO PLANETA TERRA É DEVER DE TODOS!!! FAÇA SUA PARTE!
DIA: 08/09/2011 – QUINTA – FEIRA
 Slide “CARTA AO INQUILINO” -

DIA: 09/09/2011 – SEXTA – FEIRA

ATIVIDADES DO TEXTO
“Reciclagem de vidro ajuda a Santa Casa”
1.) Se em um ano a Santa Casa conseguiu arrecadar 1700 toneladas de vidro, quanto ela arrecadará em 8 anos?

2.) Se 1700 toneladas rendem para a Santa Casa R$45.000,00. Quanto ela conseguirá arrecadar em 4 anos?

3.) Quanto ela conseguirá arrecadar em 6 anos?

4.) Quanto ela conseguirá arrecadar em 10 anos?

DIA 12/09/11 – SEGUNDA- FEIRA
L. Portuguesa
 Produção de desenhos e cartazes sobre a preservação ambiental.
(4º a e C) – (livre ou reeleitura)
Sugestão:

 Produção de desenhos e cartazes sobre a degradação ambiental.
(4º B e D) - (livre ou reeleitura)
Sugestão:
Matemática
 Correção das atividades propostas.
 Conversa sobre o lixo produzido, os tipos de lixo...
CONHEÇA OS TIPOS DE LIXO
Lixo domiciliar
Esse é o lixo das casas e apartamentos. Esse lixo tem tudo: garrafas vazias, copos quebrados, embalagens de sorvete, caixas de presentes, restos de cigarro. Em geral as pessoas colocam esse lixo em sacos plásticos. Eles são recolhidos por carros próprios, da prefeitura de cada município.
Lixo hospitalar
Cuidado, esse é muito perigoso. Ninguém deve mexer nele sem roupas e luvas adequadas. É o lixo que tem algodão usado, seringas, gazes, agulhas de injeção, peças manchadas de sangue. Coisas que contaminam. Esse lixo é de farmácia, clínicas, laboratórios, hospitais. Muitas vezes é queimado no próprio lugar onde é produzido.
Lixo industrial
Feito de restos vindos de fábricas, pode conter produtos como mercúrio, chumbo, borracha. É um lixo que polui muito. Polui por meio de produtos químicos, pesticidas, solventes. É encontrado em forma líquida ou sólida. Sendo sólido, o amontoam por aí, nem sempre com cuidado. Quando líquido, muitas vezes é jogado em mares e rios. Resultado: pessoas adoecem, peixes morrem.
Agora que você conhece os tipos de lixo, que tal conhecer o padrão de cores adotado MUNDIALMENTE, para os recipientes (lixeiros) destinados à COLETA SELETIVA de resíduos?

• Lixo orgânico – preto ou marrom
• Papéis e papelão – azul
• Plásticos – vermelho
• Metais – amarelo
• Vidros - verde


FAÇA SUA PARTE, PRESERVE!!

CACOAL/RO.