quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PORTA-TRECO





Olá... Construí estes modelos de porta-trecos para utilizar em 2011 com meus alunos utilizando caixa de leite e compartilho-os com você.

Obs.: O porta-treco individual também serve como crachá se colocar o nome do aluno dentro do coração. Fica a seu critério.

Abraços,
Profª Sonia

CARTAZES

O cartaz contendo os PILARES DO CARÁTER do Programa "O Caráter conta!" foi inspirado no trabalho de Marineide Venâncio. Portanto, dei meu toque pessoal.

Adorei!!!






Estes cartazes foram construídos observando outros similares na net para minha sala de aula. Fica a critério de cada profissional dar o seu toque pessoal.

Abraços,

Profª Sonia

PORTA



Oii... Fiz este modelo de cartaz para porta da minha sala de aula, também usando um modelo que encontrei na net, você pode usar a criatividade dando seu toque pessoal e usar em cartaz de aniversariante do mês, ajudante do dia ou outro, reproduzindo a imagem masculina também no mesmo estilo.

Beijos!!!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DIVULGANDO O PROGRAMA "O CARÁTER CONTA!"


PROGRAMA: "O CARÁTER CONTA!"

Leia, muito importante, pois vivemos em uma sociedade em que os valores éticos não tem mais valor perante a humanidade.

Por: Profª. Sonia Maria da Silva - Pedagoga

Vivemos em uma sociedade pautada no egoísmo, ganância, individualismo e na violência nos seus mais variados âmbitos. Infelizmente os valores éticos ficaram no passado. Pois, vemos constantemente famílias se auto destruindo, a sociedade banalizada, a base do descaso total. Quanta violência, desemprego, desigualdades, corrupção, enfim...
Entretanto, analisando e observando as mazelas que nos rodeiam, ou seja, a real situação social nos mais variado contexto; que a instituição educacional se vê na "obrigação" de exercer mais que nunca sua função junto a sociedade que vive a margem da calamidade total. Principalmente no que se refere a construção do caráter humano. Se faz urgente, fazer valer medidas preventivas no intuito de sanar e/ou amenizar a deturpação dos valores éticos que são tão essenciais na formação do caráter de um cidadão.
Assim, o Programa "O Caráter Conta!" surge com o objetivo de construir uma cultura de paz nas escolas por meio da sistematização de valores nas diversas atividade pedagógicas, nas quais terão sua repercussão na família, na escola e/ou na esfera social no que tange ao exercício da cidadania enquanto indivíduo único capaz de fazer a diferença de um modo significativo para a sociedade.
Programa este voltado para a ética, conduzido por pilares que moldam o ser enquanto um cidadão de CARÁTER, pilares estes denominados pelo programa de: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania, valores estes que fortalecem o caráter humano.
Nesta proposição, cabe ao docente e a todos envolvidos no âmbito educacional vestir a camisa e fazer a sua parte, por meio de ações concretas, resgatando desta feita princípios morais e culturais ora esquecidos por muitos, no que se refere ao cidadão no exercício de sua cidadania. Observa-se assim, atualmente reflexos negativos explicitamente visíveis no processo ensino aprendizagem, bem como na família base da sociedade e em conseqüência na sociedade. Acredita-se que a parceria escola x família x sociedade poderá fluir resultados positivos envolvendo e acreditando na mesma no que se refere aos âmbitos anteriormente citados.
Vale a pena fazer a sua, a minha, a nossa parte. Seja você pai, mãe, educador, educando e outro.
Façamos a diferença!!! Ação!!!.

CONHEÇA OS PILARES



LEIA MAIS...
http://ocaraterconta.blogspot.com/2008/03/cartaz-com-os-seis-pilares-do-carter.html

POEMA - CONVITE

Este é um poema de autoria própria utilizado em uma gincana
bíblica, na qual nos convida a refletir sobre as mazelas sociais.


Convite
Quero com estes versos,
falar da atual realidade
Porque o nosso Brasil,
passa por muitas dificuldades.

São famílias sem emprego,
sem casa, saúde e liberdade.
E essa situação,
tem gerado desigualdades.

Com o PROGRAMA FOME ZERO,
muitos tiveram esperanças.
Em ter em suas mesas,
alimento para as crianças.

Porém, este programa,
tinha um objetivo maior.
Que era erradicar a fome
e melhorar a vida do homem.

Mas, isso não aconteceu,
pois a miséria está crescente.
e, o próprio governo,
diante da situação, se mostra ausente.

Nós também temos culpa,
enquanto cristãos.
Pois quanto mais o tempo passa,
menos nos vemos como irmãos.

Seja qual for o programa,
FOME ZERO ou MUTIRÃO;
Temos que por a mão na massa,
e reverter esta questão.

Conclamamos neste momento,
você querido irmão,
a descruzar os braços,
e sair em missão.

Falando do grande Mestre,
e do amor de Deus;
Proclamando a igualdade, justiça e solidariedade,
junto a toda a sociedade.

Autora: Sonia Maria da Silva - Pedagoga.